Anestesia na cirurgia de pedra na vesícula
(colelitíase )

Manaus, Julho de 2021

Anestesia para cirurgia de pedra na vesícula

 

 

       Uma dúvida que é recorrente em meu consultório, nas avaliações pré operatórias para cirurgia de pedra na vesícula (colecistectomia videolaparoscópica ), é justamente a seguinte; " Dr. a cirurgia é com anestesia geral?". 

         Apesar de rotineiro em nossos procedimentos, a anestesia geral ainda é uma causa de ansiedade por parte do paciente que desconhece os riscos e a maneira com que a anestesia é realizada.

      Nos tempos atuais, a anestesia geral é um procedimento realizado com muita segurança, baixa incidência de complicações e mortalidade pequena para a maioria dos procedimentos,

     O procedimento de colecistectomia videolaparoscópica é realizada por profissionais especializados em cirurgia geral.

            O procedimento é realizado sob anestesia geral, que consiste na aplicação de uma combinação de medicamentos que tem como objetivo, sedar o paciente, tirar sua dor e mantê-lo sem qualquer lembrança do procedimento cirúrgico.

            Essa medicação é injetada na veia do paciente que senti uma leve tontura e então adormece. Em seguida, é introduzido um tubo através de sua boca, para que se conecte a máquina anestésica ao pulmão do paciente, e assim fornecer oxigênio ao seu corpo enquanto é submetido ao procedimento cirúrgico.

         Durante o procedimento, todos os parâmetros vitais do paciente são medidos continuamente até o final da cirurgia.

            Após o término do procedimento cirúrgico, o paciente retorna a sua consciência lentamente e se mantém sonolento por um período após a cirurgia. Nesse período após a recuperação da anestesia, o paciente fica em uma sala destinada ao processo de recuperação pós anestesia, essa sala chamamos de SRPA (sala de recuperação pós anestésica), após o paciente atingir alguns critérios, que visam estimar seu grau de recuperação, o paciente é encaminhado para seu quarto para recuperação.

             Sempre procure uma avaliação médica com o cirurgião geral para avaliação detalhada do caso.

Tubo introduzido na traquéia ao pulmão

Dr. Márcio Fernandes maior.png