Cirurgia de cabeça e pescoço

A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade direcionada ao tratamento de doenças que ocorrem na região do pescoço, glândula tireóide, face, boca, garganta, laringe e couro cabeludo, linfonodos do pescoço, sejam elas doenças malígnas ou benígnas.

Formação do cirurgião de cabeça e pescoço

A formação acadêmica do cirurgião de cabeça e pescoço é longa e complexa e envolve uma série de pré requesitos até sua formação.

Após a formação na faculdade de medicina, que envolve 6 anos de muito empenho e dedicação, como pré requesito para ingressar na especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço, o médico necessita realizar uma residência médica na área de cirurgia geral por 2 a 3 anos (dependendo do serviço e escolha de formação ) e após concluído o curso de cirurgia geral ele pode assim ingressar para realização da prova de residência médica para especialidade em cirurgia de cabeça e pescoço.

Se aprovado, o então cirurgião geral cursará a residência médica de cirurgia de cabeça e pescoço pelo período de mais 2 anos, para então ter concluído sua formação.

Percebam na soma total, levam cerca de 11 anos para sua formação.

Doenças tratadas pelo cirurgião de cabeça e pescoço

A glândula tireóide é sem dúvidas o local de maior atuação do cabeça e pescoço. A glândula tireóide é acometida com muita frequência com nódulos de tireóide e esses acabam senso a maior causa de consulta no consultório médico.

Além da grande frequência dos nódulos de tireóide, que chegam a ocorrer em até 68% das pessoas que realizam ultrassonografia, desses nódulos, 7 a 15% deles são câncer.

Outras áreas em que o cirurgião de cabeça e pescoço atua são;

Doenças da boca

Inúmeras doenças da boca como, leucoplasias (manchas brancas na boca), eritroplasias (manchas vermelhas na boca ), feridas crônicas na cavidade da boca, câncer de boca, rânulas (que são cistos em glândulas salivares ) e etc.

Doenças da laringe

Doenças que acometem a laringe, como câncer de laringe, pólipos em cordas vocais, cistos em cordas vocais, paralisia de cordas vocais, doenças infecciosas da laringe e etc.

Doenças nos linfonodos do pescoço

Uma das principais causa de consulta são massas ou nódulos que aparecem no pescoço, e o principal causador dessas massas são os linfonodos cervicais, que podem ser acometidos principalmente por doenças infecciosas mais comumente e até mesmo alguns tipos de cânceres.

Cânceres de pele

Os cânceres de pele que ocorrem na região do pescoço, face e couro cabeludo também são tratados pelo cirurgião de cabeça e pescoço.

Doenças das glândulas salivares

As glândulas salivares são locais de várias tipos de doença, podem ocorrer formação de pedras ( chamadas de sialolitíase ) além de doenças virais, bacterianas e câncer nesses locais.

Doenças da orofaringe ( garganta )

O maior foco de atenção nesse local são cânceres de orofaringe, claro que não ocorrem comumente e são incidentes mais comumente em fumantes após sexta década de vida.

Quando procurar um cirurgião de cabeça e pescoço

No caso do surgimento de massas ou nódulos no pescoço, nódulos de tireóide, feridas na boca que não cicatrizam, rouquidão, inchaço no pescoço e face, são alguns dos sinais para buscar uma consulta com o cirurgião de cabeça e pescoço.