Leucoplasia

Uma série de lesões podem surgir na boca das mais variadas formas. Algumas dessas lesões tem muita importância pelo fato de serem pré - neoplásicas, ou seja, se mantiverem sua evolução, vão se transformar em uma lesão cancerígena.

Muitas dessas lesões da boca surgem de forma totalmente inocentes, e na maioria das vezes essas lesões vão se resolver em até duas semanas. Para as lesões que persistem por mais de duas semanas, a avaliação com cirurgião de cabeça e pescoço se torna fundamental.

Essa avaliação com o cirurgião de cabeça e pescoço tem como objetivo avaliar a necessidade da realização de uma biópsia.

Hoje vamos falar das LEUCOPLASIAS, que são consideradas lesões pré-cancerígenas da região da cabeça e pescoço.

A leucoplasia oral se apresenta como placas brancas na língua e, por vezes, no interior das bochechas ou nas gengivas.

As leucoplasias não apresentam sintomas específicos e é comum desaparecem de forma espontânea.

Se apresentam com os seguintes aspectos:

• Coloração branca acinzentada;

• Manchas que não podem ser removidas com escovação;

• Textura irregular ou lisa;

• Áreas grossas ou duras;

• Raramente provocam dor ou desconforto.

Principais Causas;

• Consumo de bebidas alcoólicas;

• Uso de tabaco de mastigar;

• Dentes quebrados que ficam roçando na bochecha;

• Uso de dentaduras de tamanho errado ou mal adaptadas.

Tratamento

Na maioria dos casos elas desaparecem de forma espontânea, sem necessidade de tratamento. Porém, quando estão sendo provocadas pelo uso de cigarro ou álcool, por exemplo, pode ser aconselhado diminuir seu uso, já que a maioria das placas desaparece depois de um ano de abstinência.

Se causadas por alterações dentárias ou ajustes de próteses dentárias, se recomenda procurar um dentista.

Em casos de lesões persistentes e recorrentes, associado a fatores de risco para câncer de boca, é sempre recomendado a realização de uma biópsia.

Se tiverem dúvidas é só nos mandar sua dúvida que teremos prazer em ajudar.

Dr. Márcio Costa Fernandes

Cirurgião de cabeça e pescoço

Cirurgião geral e videolaparoscópico

Manaus - Amazonas