AUTO EXAME DA GLÂNDULA TIREÓIDE
Atualmente ao se falar em auto-exame sempre nos vem a mente a palpação das mamas em busca de nódulos mamários. Porém algumas doenças de grande prevalência na região da cabeça e pescoço podem ser detectadas através de um exame simples e que o próprio paciente pode executar.
Esse auto exame visa avaliar amplitude e mobilidade da glândula tireóide e assim detectar algum nódulo ou anormalidade que outrora não houvesse sido percebido ou detectado.
A sociedade Braileira de cirurgia de cabeça e pescoço faz algumas orientações de como manejar e que procedimentos executar no auto exame da glândula tireóide.
São cinco passos o auto exame e como material você precisa de um espelho de mão com cabo e um copo com água.
Os cinco passos preconizados pela sociedade brasileira de cirurgia de cabeça e pescoço:
1. Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do “pomode-adão” (mais conhecida como “gogó”). Sua tireóide está localizada ai.
2. Incline a cabeça para trás pra que o pescoço fique mais exposto e focalize essa região no espelho.
3. Beba um gole de água.
4. Com o ato de engolir, a tireóide sobe e desce. Observe se existe algum aumento ou saliência na tireóide. Atenção não confunda a tireóide com o “gogó”.
Lembre-se que a glândula está logo abaixo. Repita este teste várias vezes até ter certeza.
5. Ao notar qualquer alteração, consulte o seu endocrinologista ou cirurgião de cabeça e pescoço.
Em caso de alterações perceptíveis na região da glândula tireóide, você deve procurar uma consulta com médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço ou endrocrinologia.

