HÉRNIA UMBILICAL

A hérnia umbilical é uma falha que ocorre na parede abdominal nas fibras que dão sua sustentação ao nosso abdômen. Essa falha faz com que as estruturas de dentro da barriga, ou seja, vísceras e gorduras abdominais, se projetem por essa falha querendo sair para parte exterior, isso gera a tão famosa protuberância na região do umbigo.

Existem vários tipos de hérnias e em localizações diferentes. Vamos focar na hérnia umbilical nesse texto.

Essas hérnias podem não gerar sintoma nenhum, assim como podem gerar dor local aos esforços e em uma minoria dos casos pode necessitar de uma cirurgia de emergência.

Pode ocorrer em todas as idades, homem ou mulher e caso não tenham o cuidado adequado podem atingir grandes volumes de tamanho.

Causas de hérnia umbilical

De forma simples, qualquer doença ou situação que gere um grande aumento da pressão dentro da barriga, pode predispor a formação de hérnias umbilicais. As crianças normalmente nascem com falhas na região umbilical, e que na grande maioria, fecham com o desenvolvimento.

Situações mais comuns como causa;

• Portadores de constipação crônica.

• Pacientes com dificuldade para urinar, esforço urinário, devido aumento da próstata.

• Excesso de peso.

• Trabalhos de esforço físico exacerbado.

• Pacientes com tosse crônica.

• Gravidez

Os sintomas são variados. Desde dores intensas, na maioria das vezes associada ao esforço físico, até pouco ou nenhum sintoma.

Se apresentam como uma protuberância na região do umbigo, e por isso tem um diagnóstico simples e sem a necessidade de exames de imagem para saber de sua existência.

Tratamento

Em pacientes sintomáticos ou com hérnias umbilicais maiores, o tratamento é através de cirurgia. A cirurgia é considerada de pequeno porte e de baixo risco em pacientes saudáveis.

O paciente fica internado por um período de 24 horas.

Complicações da cirurgia

As complicações são pouco frequentes:

• Infeção;

• Recidiva ou reaparecimento da hérnia;

• Ocorrência de dores de cabeça, náuseas ou vômitos;

• Febre.