(92) 3085 - 6000
  (92) 99441 - 5069
 (92) 98450 - 7774
drmarciofernandes@outlook.com
Av. Mario Ypiranga, 315, Adrianópolis
Edifício THE OFFICE INTELLIGENT BUILDING
Sala  307

© 2017 Todos os direitos reservados - Dr. Márcio Costa Fernandes

Câncer na região de cabeça e pescoço.
                                                                                                                                                                                                                 Fonte: http://www.oncoguia.org.br

 Os tumores malígnos que acometem a região da cabeça e pescoço em sua imensa maioria são denominados de Carcinoma escamocelular ou CEC. Esses tumores tem sua origem em células escamosas que revestem as superfícies das mucosas úmidas, como é o caso da boca, da região interna da cavidade nasal (nariz) ou garganta. Outros tipos de tumores malígnos podem ocorrer na região da cabeça e pescoço, acometendo tanto as estruturas já citadas, como podem acometer, glândulas salivares, gânglios cervicais, traquéia, laringe, músculos cervicais, vasos sanguíneos, cartilagens e etc.                     

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

Os tumores de cabeça e pescoço são classificados conforme a área da cabeça ou do pescoço em que se iniciam:
 

 

 

  • Cavidade Oral - A cavidade oral inclui uma série de estruturas anatômicas que incluem os lábios, dois terços da língua, gengivas, revestimento interior das bochechas e lábios, piso da boca sob a língua, palato duro e área da gengiva atrás dos dentes do siso.

 

  • Faringe - A faringe é um múscular em forma tubular que comunica a região da cavidade nasal e  boca com a laringe e o esôfago. É um canal comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório. É composto de 3 partes que são citadas abaixo:
     

  1. Nasofaringe - É a parte superior da faringe, localizada atrás do nariz.
     

  2. Orofaringe - É a parte média da faringe, inclui o palato mole (parte de trás da boca), a base da língua e as amígdalas.
     

  3. Hipofaringe - É a parte inferior da faringe.

 

  • Laringe - A laringe ou caixa de voz, como muitas falam, é o principal componente de nosso aparelho fonatório, sendo uma via de passagem curta formada por cartilagem e localizada na garganta logo abaixo da faringe. A laringe contém as cordas vocais. Ela também contém a epiglote, uma espécie de lâmina que se move para fechar a ligação da laringe com a glote durante a deglutição, impedindo a comunicação do aparelho respiratório com o aparelho digestivo.

  • Seios Paranasais e Cavidade Nasal - Os seios paranasais são espaços pequenos localizados nos ossos da cabeça em torno do nariz. A cavidade nasal é o espaço oco no interior do nariz.

 

  • Glândulas Salivares - As glândulas maiores estão localizadas na boca próximas do osso maxilar. As glândulas salivares são responsáveis pela produção da saliva.


Os tumores do cérebro, olho, esôfago e tireoide, bem como os do couro cabeludo, pele, músculos e ossos da cabeça e do pescoço, não são classificados como tumores de cabeça e pescoço.

cirurgião de cabeça e pescoço, cirurgião de cabeça e pescoço manaus, câncer de laringe manaus, cirurgia de laringe manaus, biópsia de laringe manaus, cirurgia cabeça e pescoço manaus, glossectomia manaus, médico cabeça e pescoço manaus, cirurgião de pescoço manaus, cirurgia de garganta manaus, cirurgia oncológica manaus,