O Jejum nos momentos que antecedem a cirurgia. Você sabe a importância?

Muitas vezes o jejum pré – operatório pode ser negligenciado por alguns pacientes que não dá devida atenção e importância que essa medida tem.

O jejum pré – operatório é mais importante do que parece. Em casos de cirurgias programadas, chamadas eletivas, o jejum é fundamental nos momentos que antecedem a cirurgia.

O objetivo do jejum é evitar que o paciente vá para a cirurgia de estômago cheio, e dessa forma, evitar que os líquidos do estômago possam chegar até os pulmões, causando assim um tipo de pneumonia grave (pneuonite), já que com a anestesia o paciente perde seus reflexos, inclusive o reflexo do vômito.

O líquido proveniente do estômago é extremamente ácido para a capacidade de resistência dos pulmões. Assim, essa pneumonite pode levar a morte.

O objetivo do jejum é evitar esses eventos. O tempo de jejum é variável de acordo com a cirurgia proposta e o tipo de alimento a ser ingerido.

O tempo de jejum para um adulto é, em geral, de oito horas, porém líquidos claros como água e sucos sem polpa podem ser ingeridos até duas horas antes da cirurgia. Alimentos mais leves com pouca gordura, como torradas, podem ser ingeridos até seis horas antes.

Pode ser realizada a abreviação do jejum, são os complementos de carboidrato diluídos em água até duas horas antes da cirurgia.

Todo procedimento cirúrgico tem risco, e o mesmo deve ser realizado com cuidados extremos para evitar e diminuir o risco de eventos adversos que possam causar sérias complicações aos pacientes.de títulos, parágrafos e mais.