Que nódulos de tireóide podem ser câncer?

dr marcio fernandes, cirurgiao de cabeca e pescoço manaus
Manaus, Agosto de 2021.

 

A glândula tireóide tem uma importância fundamental para o funcionamento de nossas células e consequentemente fundamental para nosso metabolismo celular. A glândula tireóide se localiza na porção anterior do pescoço, e tem como função principal, produzir e secretar seus principais hormônios, que são; T4 e T3.

 

Apesar da função vital da glândula tireóide, ela é mais conhecida popularmente devido a ocorrência de nódulos em seu interior.

 

Apesar de causar uma certa ansiedade nos pacientes que descobrem o nódulo de tireóide, a descoberta de nódulos na tireóide tem uma ocorrência muito comum. Alguns autores relatam uma prevalência de 68% de nódulos de tireóide nos pacientes que realizam ultrasson de tireóide, e a questão é que na maioria das vezes o motivo da realização do exame de ultrasson de tireóide, não foi devido aos sintomas do nódulo, já que raramente eles geram sintomas.

 

Essa descoberta nós chamamos de incidental, que é quando descobrimos uma determinada doença por acaso. Porém apesar de comum, o momento da descoberta vem acompanhado de ansiedade por parte dos pacientes. Essa ansiedade se traduz por um único motivo. Medo de que o nódulo de tireóide seja na realidade um câncer de tireóide (nada mais natural, não é verdade?).

 

Nesse momento comumente recebo meus pacientes com graus de ansiedade variados e nessa consulta tentamos tranquilizar o paciente com dados positivos  sobre a evolução do nódulo de tireóide. Nessa consulta nós avaliamos justamente as características do nódulo, para saber os nódulos de tireóide que podem ter mais risco de ter um câncer em seu interior.

 

De maneira mais ampla, apenas 7% a 14% dos nódulos de tireóide terá um câncer dentro.

 

Mas quais os nódulos de tireóide tem risco de ser um câncer de tireóide?

Vários aspectos são analisados em um nódulo de tireóide, que são;

Consistência – avalia do que é constituído o nódulo de tireóide, já que eles podem ser formados desde material liquido, como os cistos, até tecido mais endurecido, que chamamos de nódulo hipoecóico. O fato do nódulo ser hipoecóico, torna ele com fator de risco para o câncer de tireóide.

 Irregulares – os nódulos que possuem um risco aumentado para câncer, geralmente tem seus limites irregulares, suas margens irregulares, sem que consigamos delimitar o limite desse nódulo.

 

Microcalcificação – são os nódulos de tireóide que apresentam “pontilhados brancos” em seu interior, que são cacilficações em forma de pontos e por isso são chamadas de puntiformes. Essa característica, é um dos fatores de risco mais importante para o câncer de tireóide.

 

Invasão a tecidos próximos – os orgâos e tecidos do nosso corpo se acomodam de forma bem justa e próxima, quando o nódulo de tireóide progride além do limite da glândula tireóide e invade estruturas próximas a tireóide, também fala a favor de câncer de tireóide.

 

O diagnóstico é realizado através de uma punção com agulha fina, que visa retirar as células do interior do nódulo da tireóide, e assim fornecer o diagnóstico (mas será tema de um outro artigo).

 

Diante da suspeita de um nódulo de tireóide com essas características, é fundamental a consulta com um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, para que o nódulo possa ser avaliado e investigado da melhor maneira possível e assim se proceder com um tratamento efetivo e que vise a cura com boa funcionalidade e qualidade de vida para nossos pacientes.

Para pacientes que não conseguem ter acesso a um espescialista de forma mais fácil, é importante se direcionar a uma unidade básica de saúde para que então possa ser a um profissional específico para acompanhamento e tratamento.

 

Dr. márcio fernandes, cirurgião de cabeça e pescoço em manaus, cabeça e pescoço em manaus, nódulo de tireóide, câncer de tireóide, tratamento do câncer de tireóide, como tratar o câncer de tireóide.
Dr. marcio fernandes, cirurgião de cabeça e pescoço em manaus, cabeça e pescoço em manaus, tireóide, cirurgia de tireóide em manaus, nódulo de tireóide.
dr marcio letras.png